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A HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS

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Abaporu, Tarsila do Amaral

O QUE É ARTE?

Arte vem do latim Ars que significa técnica ou habilidade. A arte é uma atividade relacionada ao homem e às manifestações artísticas estéticas.
A estética da arte varia de acordo com a cultura de cada época. Principalmente sobre o que é belo e o que não é belo. Por isso a definição de arte depende da estética de cada período.
O dicionário define a palavra "arte" como harmonia das formas e das cores. A arte pode ser uma técnica ou habilidade de desenvolver um conjunto de ações criativas através da percepção, emoção e ideias ligadas à imaginação. Tem como finalidade de influenciar os vários níveis da mente humana e chama a atenção de um sujeito ou de uma coletividade. A arte é difícil de definir porque ela é individual e variável podendo causar estranhamento ou curiosidade. Ela é dividida em cinco categorias:

  • PRÉ-HISTÓRIA
  • IDADE ANTIGA
  • IDADE MÉDIA
  • IDADE MODERNA
  • IDADE CONTEMPORÂNEA


PRÉ-HISTÓRIA

A Pré-história não apresenta um documento escrito, mas sua história foi transmitida e descoberta através da arqueologia. A arqueologia estuda a cultura de vida e os costumes do passado com base nos restos materiais encontrados no local. Dividida em três períodos:
  • PALEOLÍTICO: INÍCIO DA HISTÓRIA DA ARTE(aproximadamente 2000-8000 a.C.)
  • NEOLÍTICO(aproximadamente 10000 a.C.)
  • IDADE DOS METAIS
O período Paleolítico tinha como conhecimento e costume as pinturas gravadas em paredes e cavernas. Também eram feitos objetos de decoração como joias e estátuas, mas não tinha um objetivo estético e sim espiritual.

O período Neolítico era a época onde o homem começou a domesticar os animais e descoberto a agricultura. Assim o homem tornou-se sedentário e construiu aldeias como abrigo. Também foi o tempo da produção de cerâmica, tecelagem e fiação consideradas a arte da época. Os materiais mais utilizados foram as pedras, tijolos e a madeira.

O período da Idade dos Metais era mais avançado porque o homem já tinha descoberto o fogo e por isso descobriram que poderia construir outros objetos derretendo os metais. Criaram estruturas de barro com metal derretido para criar esculturas e estátuas. E assim termina o período da Pré-história.

IDADE ANTIGA

Diferente da Pré-história, a Idade Antiga não deixou apenas pinturas ou objetos, mas também escritas e símbolos representando a arte e a estética da época. A arte na Idade Antiga destaca-se mais como Arte Egípcia, Arte Grega e Arte Romana.
O Egito foi uma das principais civilizações da Antiguidade que apresentava organização social complexa e rica produção cultural. Dentro da religião, eles acreditavam na existência de vários deuses que podiam interferir na vida dos homens e a vida pós-morte era mais importante que a vida presente. Eles homenageavam os mortos construindo templos e túmulos sagrados e enormes.
Na arte egípcia encontra-se a pintura lisa e plana, sem perspectiva, tronco do corpo de frente, cabeças e membros em perfil, tamanho da pintura definindo a posição da pessoa na sociedade, as mulheres eram pintadas com tinta ocre e os homens com tinta vermelha.
Havia também a divisão dos tipos de escrita que são: hieróglifo, hierática e demótica.
  • O Hieróglifo era considerado uma escrita sagrada.
  • A Hierática era considerada uma escrita simples e mais utilizadas pela nobreza e sacerdotes.
  • A Demótica era considerada uma escrita popular. Provavelmente a mais utilizada por todo o Egito.
A Grécia veio depois da civilização egípcia e diferente da arte egípcia, a arte grega está relacionada à inteligência, manifestação da vida em busca da perfeição, ritmo, equilíbrio, razão, amor pela beleza, democracia e o homem como centro do Universo.
Assim como a Pré-história, a Grécia foi dividida em vários períodos onde cada uma tinha a sua estética da arte. São elas:
  • Dórica: Símbolo do homem, forma simples e severa com a ideia de solidez e imponência.
  • Jônica: Graça e Feminino.
  • Coríntia: Luxo e Vaidade.
Na arte grega encontra-se a pintura em vasos de cerâmica. As pinturas nos vasos eram calculadas e gravadas com retratos e desenhos em equilíbrio na forma, na combinação entre o desenho, nas cores e no espaço. Eram utilizados para enfeitar e decorar um espaço, instrumento sagrado para rituais e armazenamento para água, vinho, azeite ou mantimentos. Geralmente eram representados em suas obras, pessoas e ações cotidianas além da mitologia grega. Também foram criadas as estátuas em movimento e o material bronze como matéria-prima principal.
Na arte romana encontra-se uma grande variedade de esculturas e pinturas em pedras e em bronze. Embora algumas das obras romanas tenham sido cópias ou inspirações da arte grega, os romanos tiveram mais foco na forma do que na beleza. Na imagem abaixo por exemplo é possível notar como as pessoas foram esculpidas e gravadas de qualquer forma. Podemos dizer que em cada andar deve representar o nível ou a classe social que as pessoas tinham na época da Roma Antiga.

detalhe da coluna de marco aurelio

Detalhe da Coluna de Marco Aurélio, executada entre 180 a 193 d.C. Altura do friso 130 cm


Como você pôde ver acima, as Artes Visuais têm sofrido alterações ao longo do tempo. Mesmo assim, a arte traz um pouco de cada conhecimento adquirido desde a Pré-História até o Contemporâneo. É possível notar em algumas obras artísticas uma referência ou semelhança que lembra os tempos antigos como por exemplo:

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O Egito é uma parte da África, Adel El Siwi

ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO

O objetivo das Artes Visuais na educação é ensinar ao ser como expressar, manifestar e liberar o sentimento que existe dentro dele. Pode ser uma criança, uma pré-adolescente, uma adolescente, adulto ou um idoso, todos podem expressar-se através das artes.
As Artes Visuais não é apenas pegar um lápis e desenhar no papel ou preparar a tinta para retratar uma paisagem na tela. As Artes Visuais está presente em quase tudo que encontra-se ao nosso redor. E por isso a cada período a arte é generalizada e reconhecida pela importância no desenvolvimento global do sujeito. Somente através da arte podemos encontrar a forma sobre nós mesmos e evoluir espiritualmente para aproximar-se com o seu interior(imaginação, criatividade, conhecimento, intuição, pensamentos)
O desenvolvimento psicológico é essencial para a formação pessoal e social em contexto escolar. Não é apenas ensinar a matéria(matemática, ciências, português, inglês...), mas contribuir o domínio de capacidades para o ser aprender a pensar, analisar criticamente, relacionar-se com outras pessoas, investir no desenvolvimento de projetos, questionar, ter iniciativa, ativar a mente para trabalhar o seu inconsciente com o consciente, entre outras categorias.
A disciplina de Artes demonstra a aproximação do ser para encontrar a identidade interior e exterior desenvolvendo a criatividade, inovação e imaginação através do autoconhecimento, raciocínio, comunicação, expressão individual, cultura e técnicas artísticas.

1° FASE: Conhecimento e reflexão.

O sujeito adquire conhecimento sobre o que significa a arte do período em que o ser se encontra e também sobre a estética da arte desde a primeira aparição até os dias atuais.
Depois o sujeito irá refletir sobre o que aprendeu e irá definir seu próprio pensamento sobre arte.

2° FASE: Autoconfiança, espírito de equipe e aprendizagem de técnicas da vanguarda.

Assim que o sujeito passa da primeira fase, ele começa a reconhecer si próprio, a socializar com outras pessoas e a aprender as técnicas básicas para criar as primeiras obras artísticas dele e guardar no portfólio para mais tarde analisar o progresso da própria arte.
As técnicas que o sujeito aprenderá nesta fase podem ser:

  • Assemblage: Jean Dubuffet criou o seguinte termo em 1953, através das suas intervenções em suportes planos utilizando vários materiais para trabalhar a colagem, sobreposição, espaço tridimensional, transposição dos limites da tela, união entre a pintura e a escultura. Pode ser feito através de materiais reciclados e reutilizáveis para aproveitar o desperdício criando novos objetos, formas e assim dando uma utilidade para a criação da obra individual ou coletiva.
  • Fotografia: Inicialmente haverá uma pequena apresentação sobre a história da fotografia e depois uma discussão orientada sobre a pertinência deste meio e de uma sessão de esclarecimentos acerca da diversidade de materiais e ferramentas fotográficas. A intenção é entrar em contato com a técnica explorando as potencialidades inspirados, recriados ou criados por ele. Atualmente a técnica mais explorada é o light graffiti.
  • Técnicas de impressão: O sujeito pode escolher trabalhar com serigrafia, gravura ou linogravura utilizando o papel como material principal.
O indivíduo aprende a desenvolver a sensibilidade da estética e da criatividade. Compreende mais sobre a arte contemporânea, aprende a viver e integrar-se com a comunidade escolar, coopera e relaciona-se mais com os professores e desenvolve a capacidade de expressar através da técnica.
Como exemplo para explicar todo o texto acima, vamos realizar alguns exercícios e depois responda as seguintes perguntas e deixe suas respostas nos comentários com nome e o tipo de atividade que você realizou.

EXERCÍCIOS

EXERCÍCIO 1

Crie uma arte de sua escolha usando a criatividade gravada nas memórias ou no convívio que você tem no dia a dia com as pessoas, realizando algumas atividades ou mesmo aquilo que você gosta como por exemplo um livro que você leu, um filme que você assistiu, uma brincadeira divertida que você participou ou uma casa que você visitou e achou bonito. Desenhe o que vier na sua cabeça primeiro e depois responda as perguntas do exercício.

1. O que você sentiu ao fazer a arte do exercício? (exemplo: raiva, inveja, ciúmes, paixão, tristeza, alegria, animação, saudade,...)

2. O que você imaginou para criar a sua arte? (exemplo: Eu imaginei uma pessoa que gosto muito.)

3. Você se identificou com a sua arte? (exemplo 1: Sim. Ele me representa muito bem) (exemplo 2: Não. Não se parece muito com meu estilo e não reconheço nada que desenhei.)

4. O que a sua família, amigos e conhecidos pensam sobre a sua arte? (exemplo: A minha família achou que meu desenho do pássaro era um jacaré.)

5. Você gostou da sua obra? (exemplo 1: Sim. Foi uma experiência incrível.) (exemplo 2: Não. Acho que vou tentar fazer outro.)

6. Você gostou de criar a sua arte? (exemplo 1: Sim. Me senti diferente ao fazer a minha arte.) (exemplo 2: Não. Eu não gosto muito de desenhar, pintar e por isso acho que arte não é algo pra mim.)

EXERCÍCIO 2

Este exercício é válido apenas para quem desenhou desde os 3 ou 7 anos de idade e hoje possui mais que 15 anos de idade. Por que? Porque agora você irá procurar algum desenho que você guardou quando era criança e irá olhar para esse desenho e lembrar o que você imaginou para criar o desenho. Responda:

1. Você se lembra da inspiração que teve para criar o desenho?

2. Você acha que evoluiu praticando ou treinando as técnicas e formas de desenhar com o tempo em comparação com o desenho que você fez quando era criança?

3. Se você não se lembra do que desenhou. O que você imagina agora olhando para o seu desenho?

4. Você acha que consegue fazer o mesmo desenho só que melhor e mais parecido com aquilo que você queria desenhar?

5. Você sentiu ou lembrou de algo ao olhar para o desenho que você fez quando era criança?

6. O que a sua família acha do seu desenho de criança?

EXERCÍCIO 3

Este exercício é válido apenas para profissionais ou para quem tem conhecimento sobre as modalidades da arte desde os tempos antigos até os dias atuais.

1. Qual modalidade de arte você gosta mais para inspirar-se e criar os seus desenhos? (exemplo: Renascimento, Abstrato, Moderno, Contemporâneo)

2. Você já tentou recriar ou copiar um desenho de algum artista que gosta para praticar ou apenas para decorar o seu quarto, sala e outros cômodos?

3. Quais artista você gosta? Algum deles chama a sua atenção? E quais artistas fazem você inspirar-se para criar as suas obras?

4. Você já sentiu alguma emoção ou relembrou de algum momento ao olhar para uma arte do seu artista preferido ou das obras expostas em museus e mostras?

5. Se você tivesse escolha em fazer uma arte apenas baseada desde a Pré-História até a Idade Antiga, em qual das épocas você se inspiraria para criar a sua obra?

6. Você gostaria de expor alguma arte na nossa galeria virtual?

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